Menssagem de erro

  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Undefined variable: crumbs em blog_espm_breadcrumb() (linha 27 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/themes/blog_espm/template.php).

Comunicação Corporativa: área estratégica nas empresas

Autor: Simone Ávila
04 mar
ESPM Sul lança MBA em Comunicação Corporativa Corporativa e executivas apresentam como são as áreas em suas organizações

Atenta aos movimentos e necessidades do mercado no segmento da comunicação, a ESPM Sul lançou, na noite de 26 de fevereiro, o MBA em Comunicação Corporativa, inédito em seu portfólio de MBAs. As inscrições para o novo curso já estão abertas, e as aulas começam no dia 30 de março. A programação do evento contou com a apresentação do painel Gestão Estratégica da Comunicação Corporativa em Empresas Líderes, realizado pelo curso de jornalismo da ESPM Sul em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM) na sede da unidade.

O painel contou com a participação da diretora de Marketing e Comunicação do grupo RBS, Anik Suzuki; da gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Triunfo Concepa, Daniela Cidade; e da gerente de Relações Públicas e Governamentais na General Motors do Brasil, Daniela Kraemer. O encontro foi mediado pela diretora regional da Abracom, Raquel Boechat. As painelistas se reuniram a fim de debater a contribuição da comunicação corporativa para os resultados das organizações e  apresentaram dados básicos de suas empresas e como funciona a área de comunicação em cada uma delas. Também abordaram temas como o lugar estratégico da comunicação corporativa, a qualificação dos profissionais e das equipes, e as boas práticas.

Veja as fotos do encontro, clicadas por Caroline Pinheiro

A painelista  Anik Suzuki abriu o debate e apresentou o organograma do grupo RBS e as respectivas áreas de atuação, tais como gestão de marca, propaganda institucional, eventos e relacionamentos, assessoria de imprensa, comunicação interna, redes sociais, atendimento a diretoria executiva e a Fundação Maurício Sirotsky. A executiva destacou que a marca, a comunicação corporativa e o posicionamento estão diretamente ligados à presidência no Grupo RBS e também explicou a importância da área. “Nossa crença está na força e na relevância da comunicação estratégica e nos novos líderes. Nossa missão é desenvolver e executar estratégias de comunicação que agreguem valor à marca, mas ainda precisamos de profissionais mais preparados”, alertou.

A diretora de marketing e comunicação do grupo RBS também explicou como funciona o processo de contratação na empresa. “Todos os gestores são formados em entrevistar pessoas e são realizadas quatro entrevistas com a participação deles. Depois disso, temos um comitê que avalia cada perfil”. Além disso, ela  destacou  três aspectos fundamentais na contratação de futuros profissionais: habilidades cognitivas, experiência e trajetória profissional e valores alinhados com a organização. “Sinto falta de espaços para profissionais especializados em desenvolver os temas nas equipes multidisciplinares; não dá mais para ter um conhecimento superficial”, defendeu.

Daniela Cidade, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Triunfo Concepa, esclareceu que a área de comunicação da empresa atende cliente, comunidade, imprensa, público interno, instituições públicas e privadas e é composta por 16 pessoas (nove homens e sete mulheres), com faixa etária entre 25 a 30 anos. “A comunicação da Concepa se envolve em todos os lugares, nas sinalizações, nas redes sociais e demais canais. Nossa comunicação é vital, então, comunicar para nós é uma obrigação”, afirmou. A executiva explicou que além das capacidades técnicas e currículos também são avaliados no momento das contratações, os valores e vivências do candidato. “É preciso existir uma empatia com o que chamamos de – o jeito Concepa de ser –, que é simples, humano e direto”. Ainda sobre a importância da comunicação nas organizações afirmou: “Nossa comunicação já é estratégica, porque nosso chefe é o cliente. O papel da comunicação é ficar “fora da caixa” e trazer novidades, informações, movimentos e tendências para a organização”.

A última participante a apresentar a estrutura da empresa, organograma e funções foi a gerente de Relações Públicas e Governamentais na General Motors do Brasil, Daniela Kraemer. A executiva enfatizou que a comunicação corporativa também está ligada aos gestores e que tem que ser baseada nos propósitos e valores da empresa. “Nossa comunicação é basicamente focada nos clientes e nos relacionamentos e acontece por meio da comunicação interna, fóruns, reuniões”, explicou.

Parceria – Na ocasião, foi assinado pelo diretor geral da ESPM Sul, Richard Lucht, e a diretora regional da ABRACOM, Raquel Boechat, um convênio de cooperação entre o curso de jornalismo da escola e a Associação. O objetivo da parceria é ampliar as possibilidades de participação e beneficiar os sócios da ABRACOM, bem como suas redes. A proposta é promover um intercâmbio entre as instituições, com descontos especiais no MBA de Comunicação Corporativa e também no MBA em Jornalismo com Ênfase em Gestão de Novas Mídias.

 

  • Compartilhe:

Quem Escreve?

imagem de Simone Ávila

Simone Ávila

é jornalista pela PUC do Rio Grande do Sul. Foi assessora de imprensa da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do Ministério Público do Trabalho/RS, este último durante três anos. Atualmente é assessora de imprensa da ESPM Sul e colaboradora de +ESPM.

Relacionados