
Um novo desafio

Desde 2008, tenho a oportunidade de trabalhar na edição do ESPM+. O veículo que, primeiramente era impresso, ganhou grande dimensão e novo fôlego ao se tornar on-line, em 2011.
Responsável pela migração, sugeri algo que pudesse ampliar a já interessante cobertura de eventos. As consequências naturais – dadas as possibilidades tecnológicas da nova mídia – foram a utilização de recursos multimídias (vídeos, álbuns de fotos), integração com as redes sociais e colaborações diversas (em especial de professores e alunos) em conteúdos que complementaram nossa pauta. Naquela ocasião, também redigi um breve texto de abertura sobre contar histórias e o valor das “boas coisas velhas”.
Hoje, o cenário é distinto: o ESPM+ vai mudar. E não irá mudar porque o modelo anterior está obsoleto, mas porque podemos e precisamos melhorar. Neste momento, o desafio não é apenas mudar a plataforma, mas expor o nosso conteúdo – jornalístico institucional – para públicos ainda mais amplos.
Ao ser integrado ao ambiente do site da Escola, o ESPM+ deixa de ter um sufixo para ter um prefixo: agora somos +ESPM. Para além de uma alteração formal, isso nos dá a possibilidade de mostrar “logo de cara” o que temos “a mais”. É dessa maneira que traremos nosso conteúdo no ambiente do site, sempre pensando, em primeira mão, no que acrescentará ao leitor.
As novidades são poucas, na realidade, algumas editorias mais condizentes com o atual espírito da Instituição; mas o mais importante é que continuaremos com a mesma missão que perpassa os dez anos do veículo: contar uma parte importante desta história chamada ESPM.