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Palestras de impacto

Autor: Rodrigo Miguez
12 nov
Netflix, Heineken, GoPro e Facebook mostraram suas estratégias de marketing no evento Brand Impact, na ESPM Rio

Tiago Sato falando sobre o Netflix no Brand Impact da ESPM Rio. Foto: Equipe Audiovisual ESPM Rio

Em 27 e 28 de outubro, a ESPM Rio recebeu quatro grandes empresas no evento Brand Impact, realizado anualmente pela ESPM Jr. da unidade. Representantes da Netflix, Heineken, GoPro e do Facebook fizeram uma grande troca de experiências com os estudantes, que puderam aprender um pouco sobre ativação das marcas e como elas passaram de empresas para serem parte da cultura e da vida social das pessoas.

Quem abriu os trabalhos do primeiro dia, no auditório da Escola, foi o gerente de marketing da Netflix, Tiago Sato. Ele contou a história da empresa, que nasceu como um delivery de filmes e foi evoluindo ao passar dos anos, até seguir para o mercado de filmes on-line e depois via streaming, como conhecemos hoje. “A meta da Netflix para 2020 é ter o próprio estúdio para a produção de conteúdo original”, adiantou.

Segundo Sato, 2013 foi um ano marcante para a marca, que começou a investir em produções originais, como House of Cards, um dos maiores sucessos da empresa. Em 2016, a Netflix vai lançar a sua primeira série, totalmente brasileira, chamada 3%.

Em seguida, a gerente de marketing da Heineken, Renata Silva, falou sobre as ações da marca no Brasil: “Não temos a força das outras cervejas no Brasil, então, temos que ser mais criativos”, afirmou.

O Brasil está mudando o perfil de consumo de cerveja com o crescimento das cervejas artesanais. A Heineken teve um crescimento de 360% em cinco anos. Renata contou que a empresa vem investindo em várias ações de ativação de marca em esportes, música, entre outros. No Brasil, a ativação de maior sucesso foi o Rock in Rio, quando a marca foi a cerveja oficial do festival, iluminou a roda gigante com a sua logomarca e fez da tirolesa o seu principal ponto de divulgação.

Renata também mostrou outras ações da Heineken no País, como a revitalização do Beco das Garrafas, tradicional ponto da bossa nova, em Copacabana, que estava abandonado e hoje é point na cidade, além, também, da fechadura Heineken, em que as garrafas da marca literalmente são a única opção para abrir a porta de casa.

O segundo dia de Brand Impact começou com a palestra do gerente de vendas da GoPro para a América Latina e Caribe, Sérgio Bruno. Para Bruno, a história da GoPro tem a ver com paixão, já que ela começou com a paixão de Nick Woodman pelo surfe e depois se espalhou pelo mundo. Hoje, a empresa tem um faturamento de 1,5 bilhão de dólares.

Para se ter uma ideia do poder da empresa e da sua influência, 30% das menções de vídeos no YouTube são da GoPro. Agora, a GoPro está investindo em câmeras para transmitir conteúdo ao vivo. Além disso, a marca vai lançar seus drones em 2016.

O evento encerrou com a participação da responsável pelo planejamento estratégico do Facebook, Célia Goldstein. Ela falou dos números atuais do Facebook e do Instagram no Brasil e no mundo. Para ela, o Instagram é movido pela paixão dos usuários em compartilhar todos os momentos.

Célia mostrou algumas novidades que estarão no Facebook nos próximos meses para PC e dispositivos móveis, como a visualização de vídeos em miniatura, sem sair da timeline.

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Quem Escreve?

imagem de Rodrigo Miguez

Rodrigo Miguez

é jornalista, trabalhou em empresas como Folha Dirigida, Associação Pró-Vita, Contax, e na revista do segmento de óleo e gás TN Petróleo, onde atuou como repórter por quatro anos. Atualmente é assessor de imprensa da ESPM-RJ.

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