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Revendo o melhor de Cannes 2015

Autor: Rodrigo Miguez
14 ago
ESPM Rio recebe profissionais para comentar como foi o Festival Internacional de Criatividade de Cannes

Álvaro Rodrigues, Ana Couto e Bruno Brux. Esses foram alguns dos nomes que estiveram no Auditório da ESPM Rio, durante o Cannes Review, nos dias 11 e 12 de agosto, para mostrar e comentar, com estudantes e profissionais da publicidade, um pouco do que aconteceu este ano no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, em que o Brasil faturou 108 leões.

No primeiro dia, foram apresentados trabalhos das agências NBS, Ogilvy e Africa Rio, os quais foram premiados no Cannes Lions 2015. O sócio e VP de gestão e operações da NBS, André Lima, mostrou a campanha criada para a Associação Quatro Patinhas, entidade que cuida de cães e gatos abandonados e os coloca para adoção no Rio de Janeiro. No filme, interessados em comprar cães em uma loja são surpreendidos com a notícia de que todos os animais estão de graça, mostrando a importância da adoção de animais.

Em seguida, o redator da Africa Rio, Otto Pajunk, apresentou o filme da campanha Ticket Books, em que livros são doados no metrô de São Paulo. Os livros, além de incentivarem a leitura, serviam também como passagem. Já o redator da Ogilvy, Bruno Brux, mostrou a campanha “Security Mom’s”, criada para o Sport Clube do Recife, em que as mães de torcedores fizeram o cordão de isolamento para que os torcedores não brigassem. O objetivo (alcançado) foi passar a mensagem de paz nos estádios e reduzir a violência. Nessa partida, nenhuma ocorrência foi registrada, mostrando o sucesso da campanha.

Para Otto Pajunk, os principais prêmios em Cannes foram para grandes campanhas, de grandes clientes. “Neste ano, quem ganhou foram campanhas maiores, com impacto global”, disse. Na opinião dos três convidados, o festival está se tornando um grande congresso de publicidade, com troca de ideias e oportunidades de negócios também.

O diretor de criação da FCB Brasil e coordenador dos cursos da Miami Ad School/ESPM Rio, Daniel Brito, o Japa, foi o moderador do debate e fez diversas perguntas aos convidados sobre o mercado de publicidade e sobre o Festival de Cannes. Uma dessas perguntas foi sobre a importância do festival para o publicitário, a qual todos concordaram que ganhar leões faz muita diferença na carreira de qualquer um.

Outra questão abordada foi o fato de várias agências fazerem as peças já pensando nos prêmios que podem ganhar. Para André Lima, o que importa mesmo é criar uma campanha bacana e que passe a mensagem. “A NBS nunca vai fazer peças apenas pensando em ganhar prêmio, e sim para ter cases relevantes”, afirmou.

Segundo dia com grandes nomes

No dia 12, foi a vez dos jurados do festival conversarem com o público do Auditório da ESPM Rio. A diretora-presidente da In Press Porter Novelli e jurada da categoria PR, Kiki Moretti; o diretor-executivo de criação da Africa e jurado de Press, Álvaro Rodrigues; e a CEO da Ana Couto Branding e jurada de Design, Ana Couto falaram sobre como acontece o processo de julgamento dos cases, a análise dos critérios de seleção dos melhores e como é a experiência de dar o voto que pode render um leão em Cannes. “O voto é isolado no início, e você se baseia exclusivamente no seu critério, que deve estar alinhado com o que o júri passa”, disse Álvaro Rodrigues, que assistiu a oito horas de videocases.

Para Kiki Moretti, o videocase tem que estar muito bem contado para chamar a atenção dos jurados, que assistem a muitos trabalhos e têm pouco tempo para fazer o julgamento. “Ser jurada no Cannes Lions é um verdadeiro mestrado. Em uma semana aprendemos muito”, comentou.

Ana Couto também falou sobre o seu processo de avaliação dos trabalhos, que envolveu um time de 20 pessoas assistindo a vídeos, atrás de vídeos. Para ela, um dos fatores que fazem a diferença na escolha do melhor projeto é causar impacto visual.

Tanto no primeiro quanto no segundo dia de Cannes Review, o comercial Life Paint, da Volvo, foi um dos mais comentados, pela originalidade e pelos muitos prêmios conquistados na França. Para Álvaro Rodrigues, a categoria Outdoor é a mais antiga, mas também é a que mais se renova durante os anos, sempre mostrando trabalhos de muita qualidade, tornando-se ícones da propaganda. Rodrigues finalizou o evento cravando: “O Brasil é uma escola mundial de publicidade”. Cannes 2015 e os 108 leões brasileiros mostraram isso.

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Quem Escreve?

imagem de Rodrigo Miguez

Rodrigo Miguez

é jornalista, trabalhou em empresas como Folha Dirigida, Associação Pró-Vita, Contax, e na revista do segmento de óleo e gás TN Petróleo, onde atuou como repórter por quatro anos. Atualmente é assessor de imprensa da ESPM-RJ.

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