Menssagem de erro

  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Undefined variable: crumbs em blog_espm_breadcrumb() (linha 27 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/themes/blog_espm/template.php).

Recorde de público

Autor: Gabriela Lapagesse
11 out
Semana #SouESPM tem participação recorde de estudantes do ensino médio na ESPM Rio
Simulação de telejornal, sob orientação do professor Pedro Cury. Foto: Nathalia Bracaglia

Na última semana de setembro, a ESPM Rio abriu as portas da unidade para receber estudantes do ensino médio. O objetivo foi ajudá-los a escolher uma profissão com embasamento, mostrar como é o dia a dia e o mercado de trabalho de determinadas profissões, fazendo uma previsão para o futuro de cada uma delas. Com foco nas áreas de Administração, Cinema e Audiovisual, Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, os jovens não só assistiram a palestras como também participaram de dinâmicas de grupo e puderam se aprofundar mais em cada profissão. O interesse foi tanto que a participação dos estudantes foi recorde em 2016: 361, frente aos 295, de 2015, e os 251 de 2014.

O evento começou na segunda-feira, dia 26 de setembro, com o curso de Administração. Os jovens participaram dos seguintes workshops: A Carreira do Administrador e o Mundo dos Negócios; Empreendedorismo (inovação, criatividade e rentabilidade); Criando em Marketing (hora de praticar); e Gerenciando Pessoas. Por fim, os estudantes fizeram uma interação com a ESPM Jr. e os núcleos acadêmicos Empreendedorismo e Economia Criativa. Todas as etapas tiveram como assunto os jogos paralímpicos de 2016.

Na terça-feira, os estudantes tiveram um dia inteiro do curso de Cinema e Audiovisual e precisaram escolher entre os temas curta-metragem e light painting (técnica de pintar com a luz). O primeiro grupo participou de workshops sobre o audiovisual em diferentes plataformas: concepção e roteiro, filmagem e distribuição e exibição. Já o segundo grupo começou com apresentação do conceito de light painting, sessão de fotos, edição e exibição. Ao final, as duas turmas se encontraram e participaram de uma interação com os núcleos acadêmicos Cine Clube ESPM, Cinestesia e Híbrida.

A quarta-feira foi o dia do curso de Design, e os estudantes tiveram que optar por animação ou comunicação visual. O primeiro grupo participou de workshops sobre o universo da animação, roteiro, escultura, stop motion e, ao final, tiveram uma interação com o núcleo acadêmico DING. Já o segundo grupo recebeu mais informações sobre o design de marcas, criatividade, estamparia, aplicações e teve uma interação com os núcleos acadêmicos Studio 64 e Studio D.

Na quinta-feira, os estudantes postulantes ao curso de Jornalismo se dividiram entre o telejornalismo e o jornalismo digital. Os professores envolvidos com o primeiro tema abordaram o jornalismo e a imagem em movimento, o texto e a pauta para TV, redação e edição de notícias para TV, gravação e exibição. Já quem participou do segundo grupo teve noções do mercado de comunicação e editorial, reunião de pauta, redação (produção de textos) e veiculação. Ao final, as duas turmas se juntaram e houve a interação com o Portal de Jornalismo, Vogal e ESPM Social.

Na sexta-feira, e último dia do evento, os estudantes do ensino médio puderam analisar o case da Rádio Cidade pela Publicidade e Propaganda. Eles aprenderam o que é uma reunião de briefing, planejamento, criação e apresentação da proposta criativa. Por fim, eles tiveram uma interação com os núcleos acadêmicos Origem, DARC e Atlética.

Momento de troca e de aprendizado

A supervisora de marketing da ESPM e de relacionamento com o mercado, Anna Beatriz Vasconcellos, além de uma das responsáveis pela organização do evento, exaltou a importância da Semana #SouESPM para os estudantes que estão no momento de decidir qual carreira querem seguir no futuro: “Temos dois eventos no ano, nos quais abrimos as portas da faculdade para os alunos do ensino médio do Rio. No primeiro semestre, realizamos o evento num sábado, o dia inteiro, com vivências de todos os nossos cursos. Já no segundo semestre, promovemos a Semana #SouESPM, que, diferentemente do primeiro, recebe os estudantes das escolas durante uma semana, com um dia dedicado a cada curso e atividades práticas que remetem ao mercado de trabalho. Em ambas as oportunidades conseguimos oferecer aos jovens a prática de sua possível futura profissão. Não são palestras, onde eles são meros espectadores, são oficinas, e eles aprendem e tiram dúvidas colocando a mão na massa, vivenciando a profissão. É um momento de muita troca e aprendizado”, sintetizou. Confira os melhores momentos nas fotos de Thiago Brito, Nathalia Bracaglia e Marcelo Moura.

  • Compartilhe:

Quem Escreve?

imagem de Gabriela Lapagesse

Gabriela Lapagesse

é jornalista formada pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso, com MBA em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas. Teve passagens pelas redações do Jornal O Globo, TV Globo, Band, SBT, Jornal do Brasil, Bandnews FM, CBN. Atualmente é assessora de imprensa da ESPM Rio

Relacionados