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A publicidade na telona, dos clássicos ao digital

Autor: Guy Almeida Jr.
23 ago
ESPM no Cinema estreia com Nizan Guanaes. Diferentes temas da comunicação serão transmitidos ao vivo a diversas salas do País
Sala de comandos dos estúdios da Cinelive durante a sessão Comunicação que Vende, com Nizan Guanaes. Foto: Carolina Ruy

A publicidade e a ESPM tornaram-se estrelas da sétima arte na noite de terça-feira, 16 de agosto. Em uma sessão de cinema ao vivo, transmitida a quase 200 salas no Brasil, o publicitário e sócio-fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes, apresentou o tema Comunicação que Vende, na estreia do ESPM no Cinema – Sessão Conhecimento, projeto de parceria da Escola com a Cinelive, que leva conteúdos sobre comunicação e marketing, por meio de sessões ministradas por renomados profissionais, às salas de várias localidades do País.

Em tom professoral e preocupado em dar conselhos aos jovens publicitários, o publicitário falou por cerca de uma hora sobre diversos temas, como a indústria publicitária brasileira e a importância de a propaganda ser necessariamente algo que caia no gosto popular. “Eu quero fazer a propaganda que faz sucesso em festa de aniversário”, brincou citando seu atual caso de sucesso Velhinhas do Itaú. “As grandes ideias não são aquelas que ficam no nicho. Eu não gosto de propaganda que ninguém entende. Gosto que as pessoas a discutam no ônibus, no trabalho, no bar etc.”, completou.

Ele também destacou o papel revolucionário da propaganda afirmando não existir uma “propaganda tradicional”, pois ela tem de ser disruptiva em sua essência, independentemente da plataforma na qual o anúncio será veiculado.

Essa independência entre forma e formato foi justificada pelo publicitário a partir da valorização da ideia, o principal objetivo da atividade. “Eu amo o nome de nossa profissão: publicitário, mas acho que ele está ficando datado. Nós somos profissionais de ideias”, defendeu.

Mas como atingir a grande ideia? Para Guanaes, o conhecimento dos grandes e históricos nomes da propaganda mundial é essencial. Ele lamenta que os jovens da atualidade não conhecem a história da propaganda, nomes como Bill Bernbach, David Ogilvy ou da agência japonesa Dentsu: “Nenhum músico toca sem ouvir os outros anteriores a ele. Busquem sempre referências na história. Todas as vezes que eu me sinto perdido, eu vou buscar nos clássicos”.

Porém, o palestrante ressaltou ser necessária a junção entre os clássicos e as características da contemporaneidade. “Ter uma formação digital em conjunto com os clássicos é o melhor que você pode ter. O cruzamento entre TV, Rádio e Digital é explosivo”, enfatizou.

O mundo digital da propaganda

Foi justamente o mundo digital o ponto seguinte de sua fala. Intitulando-se como um dos precursores da internet no Brasil, o publicitário relembrou que no início dessa era insistia para vender anúncios digitais nas agências. Em seu entendimento, o digital transforma os meios tradicionais e também é dependente da grande ideia. “O digital não me amedronta. O digital é a outra tela. Não importa se está no seu bolso ou no iPad, é algo que acontece de maneira paralela. Só isso! A lógica e a chama que vão fazer vocês (estudantes) se movimentarem no mercado são as ideias”, exclamou.

Sobre o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, Guanaes criticou a forma como o festival condiciona os criadores a cada vez mais agradar ao júri e não resolver o problema do cliente ou virar um hit entre as pessoas. “Meu trabalho não é atingir ao jurado japonês ou esloveno. É atingir ao povo brasileiro. Eu quero saber da repercussão de meu comercial na vida das pessoas. Vejo muita publicidade voltada para ela mesma, como narciso no espelho, e nisso ela perde valor”, comentou.

Caminhando para o final da sessão, ele dedicou sua fala à formação do publicitário, reiterando a ideia do embasamento no passado. “As nossas escolas precisam preparar os alunos para compreender o futuro com o mundo digital, porém a compreensão dos clássicos é que vai fazer você entender como falar com as pessoas”.

Para finalizar, falou de sua relação com os colegas de trabalho. “Sou um aprendiz das pessoas com as quais eu trabalho. Elas me empoderam com as ideias e eu as empodero fazendo com que saibam conversar com pessoas de todo o País”.

Nos próximos quatro encontros, o ESPM no Cinema trará o Primeiro Ciclo: Marketing Digital, a cada terça-feira (de hoje até 13 de setembro), serão apresentados os seguintes temas: A revolução dos games no mundo dos negócios, marketing de busca – links patrocinados e SEO; A dinâmica do marketing digital: o que está por trás dos banners que nos perseguem?; e Content marketing. Programação, locais e ingressos no link.

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Quem Escreve?

imagem de guyalmeidajr

Guy Almeida Jr.

é jornalista e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, foi editor da revista e blog ESPM+ (entre 2008 e 2014). Atualmente é editor e co-criador do +ESPM.

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