Menssagem de erro

  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Undefined variable: crumbs em blog_espm_breadcrumb() (linha 27 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/themes/blog_espm/template.php).

A propaganda e a discussão socioambiental

Autor: Guy Almeida Jr.
19 mai
ESPM realiza a entrega do Prêmio Renato Castelo Branco 2016
Da esquerda para a direita: Sandra Martinelli, Larissa Zucatelli e Viviane Pepe, após a entrega do Grand Prix. Foto: João Lebrão

A propaganda poderia ser um espaço de discussão para questões como o transgenerismo? A resposta a esta questão é sim, e foi dada na cerimônia de entrega do 12º Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade Socioambiental da Propaganda(PRCB), na noite de 18 de maio, no Auditório Philip Kotler da ESPM-SP.

A peça Primeiro Dia da Mulher, do anunciante L’Oréal e criada pela WMcCann foi a grande vencedora. Além do Grand Prix (prêmio máximo da noite), a peça que mostra uma mulher transgênera falando de seu Primeiro Dia da Mulher (assista abaixo), faturou também as categorias Empresas - Filmes e Voto Popular - Empresas.

Para receber o Grand Prix, subiram ao palco a vice-presidente de atendimento para L’Oréal, Larissa Zucatelli e a diretora de criação, Viviane Pepe, ambas da WMcCann. Sob o olhar do chairman da agência, Washington Olivetto, presente na plateia, elas falaram da felicidade daquela vitória. “Em nome da WMcCann, dedicamos este prêmio a todos vocês (alunos), para que continuem trabalhando pela ética na comunicação”, exaltou Viviane.

Ao anunciar a peça vencedora, a vice-presidente executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Sandra Martinelli, destacou o prêmio, que é todo organizado pelos estudantes que compõem a equipe da ESPM Social, sob coordenação da professora Gisele Jordão. “É o resultado de uma curadoria muito bem-feita”, disse, destacando o fato de o PRCB não ter inscrições, e todas as peças concorrentes serem escolhidas pelos alunos, para depois serem votadas pelo júri. “Participar da história deste prêmio nos traz (à ABA) muita honra, pois ele faz a relação entre a propaganda e a cidadania”, completou.

O coordenador discente do prêmio, Jean Victor Chican subiu ao palco com a equipe de alunos do PRCB e explicou as regras da seleção. Além de não ter inscrição, o prêmio contempla peças publicitárias brasileiras (não campanhas inteiras) de empresas e ONGs, que tenham viés socioambiental e que não devem ser prestação de contas.

Algumas personalidades também foram convidadas a discursar no palco, antes do anúncio dos vencedores.  Pela ESPM, o vice-presidente acadêmico, Alexandre Gracioso, falou da importância de a Escola ajudar os estudantes a organizar o evento. “Para nós, termos a oportunidade de homenagear anunciantes e agências é uma experiência muito prazerosa”. Já o coordenador da ESPM Social e diretor acadêmico de graduação da ESPM-SP, Ismael Rocha Jr., lembrou da pró-atividade dos estudantes. “Já são doze anos. Muita coisa aconteceu, mas uma coisa foi única: a presença de estudantes em todas as etapas do prêmio”.

A indústria da propaganda também esteve representada no palco: “A forma de comunicar esses temas mudou muito, fazendo com que o mercado se autorregulasse”, lembrou o conselheiro da ESPM e presidente da DClemente & Associados, Décio Clemente na abertura do evento.

Além da premiação aos profissionais da propaganda, também foi entregue o prêmio da categoria Acadêmica, na qual estudantes de várias universidades criaram uma campanha para o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil. Os vencedores foram os estudantes Gabriel Fortes Burmeister e Rafael Trova Martinelli, da ESPM-SP

A figura do patrono da premiação, Renato Castelo Branco, esteve presente em todos os momentos da cerimônia. O publicitário foi o grande entusiasta dos valores éticos para a atividade e até hoje é lembrado por isso nesses doze anos de Prêmio. Veja as fotos com os momentos da noite, clicadas pelo fotógrafo João Lebrão e mais abaixo a lista completa de ganhadores:

 

 

PEÇA

ANUNCIANTE

AGÊNCIA

Grand Prix

Primeiro Dia da Mulher

L'Oréal Paris

WMcCann

Categoria: ONGs e Governo

HIV Positivo

Grupo de Incentivo à Vida

Ogilvy & Mather

Categoria: Empresas - Filmes

Primeiro Dia da Mulher

L'Oréal Paris

WMcCann

Categoria: Empresas - Caso Digital

#PorUm2016CheioDeCor

OMO

F.biz

Categoria: Empresas - Impresso

Leia para uma criança: herói

Itaú

DPZ&T

Categoria: Voto Popular - ONGs e Governo

Carta para Jack

ONG Bandeiras Brancas

ONG Movimento Bandeiras Brancas e Agência 21 gramas

Categoria: Voto Popular Empresas

Primeiro Dia da Mulher

L'Oréal Paris

WMcCann

Categoria: Acadêmica

Estudantes

Instituição de Ensino Superior

 

Gabriel Fortes Burmeister e Rafael Trova Martinelli

ESPM-SP

O Prêmio Renato Castelo Branco contou com o apoio do ITEVA (Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado) e da Fundação Banco do Brasil. Veja as peças vencedoras no link.
  • Compartilhe:

Quem Escreve?

imagem de guyalmeidajr

Guy Almeida Jr.

é jornalista e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, foi editor da revista e blog ESPM+ (entre 2008 e 2014). Atualmente é editor e co-criador do +ESPM.

Relacionados