Menssagem de erro

  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Trying to get property of non-object em espm_blog_banner_post_node_access() (linha 30 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/modules/custom/espm_blog_banner_post/espm_blog_banner_post.module).
  • Notice: Undefined variable: crumbs em blog_espm_breadcrumb() (linha 27 de /var/www/html/espm/portal/www/sites/blog/themes/blog_espm/template.php).

Um momento Social, um interesse contínuo

Autor: Rodrigo Miguez
17 set
ESPM Social da unidade Rio organiza evento para que as empresas apresentassem seus cases de sustentabilidade

Flávia Flamínio durante a abertura do evento na ESPM Rio. Foto: Equipe Audiovisual ESPM Rio

“Esse é um momento muito especial para nós, pois esse é o primeiro evento da ESPM Social (RJ) do ano. Espero que ele seja tão importante quanto está sendo para a ESPM”. Com essa breve fala, a diretora-geral da ESPM Rio, Flávia Flamínio, deu início ao Momento Social, realizado em 9 e 10 de setembro. Em duas tardes, representantes de diversas empresas estiveram no auditório da ESPM Rio para mostrar seus cases de sucesso na área de responsabilidade social.

A primeira empresa a se apresentar foi a Coca-Cola. A gerente sênior de Valor Compartilhado, Adriana Fendt, mostrou as ações da empresa no Brasil por meio do Coletivo Coca-Cola, que realiza em mais de 100 comunidades um trabalho de capacitação profissional para preparar os jovens para o mercado de trabalho. Segundo a empresa, mais de 100 mil jovens já passaram pelo programa, que tem uma taxa de empregabilidade de 35 a 40%.

A fundadora da ONG Tem Quem Queira, Adriana Gryner, mostrou o seu trabalho de transformar lonas de eventos em bolsas, que são vendidas no site da organização. Com muitos anos de história, o projeto utiliza mão de obra de detentas do regime semiaberto, atuando também com a função de ressocialização dessas pessoas, ensinando a elas uma nova função.

O assistente da coordenação de Esportes do AfroReggae, William Reis, contou toda a história do grupo que hoje simboliza a possibilidade de realizar um projeto social de sucesso em uma favela, com apoio de grandes empresas, como o Santander. Ele mostrou os projetos sociais realizados pelo grupo no Rio de Janeiro, como oficinas culturais, aulas de circo, teatro e música. “Se pudesse resumir o AfroReggae em uma palavra, seria transformação”, afirmou William.

No segundo dia de evento, o fundador do grupo Nós do Morro, Guto Fraga, contou a história de surgimento da ONG, que começou em um pequeno espaço em uma escola no morro do Vidigal promovendo cursos de cinema e teatro para crianças, jovens e adultos. Com muita luta, depois de anos, o grupo finalmente conseguiu o seu espaço, onde funciona até hoje.

Roberta Rodrigues, Thiago Martins, Jonathan Haagensen são alguns dos nomes que estão na TV e nos palcos do Brasil, os quais foram criados dentro do Nós do Morro. Para Fraga, o filme Cidade de Deus, que usou muitos estudantes do grupo, foi crucial para o futuro da ONG, que hoje tem seus jovens atores nos principais projetos na televisão e no cinema. “As pessoas precisam de referências para se transformar”, finalizou.

O penúltimo participante do evento foi a empresa Chocolate Q. Um chocolate produzido a partir de uma única fazenda, de uma única safra e de um único lote. Pensando em produzir um chocolate de puro cacau, o fundador da marca, Alessandro Michelon, conseguiu promover uma melhora na qualidade de vida e na rentabilidade de uma família, dona de uma fazenda na Bahia.

Para encerrar o evento, a supervisora-executiva de Projetos Sociais da TV Globo, Mariana Vasconcellos, apresentou as campanhas e os projetos apoiados e organizados pela emissora. Ela explicou que a área de Responsabilidade Social da Globo realiza cinco grandes campanhas por ano nas áreas de Educação, Saúde e Direito da Criança e do Adolescente. O Criança Esperança e o Ação Global são os mais conhecidos. O Criança Esperança, inclusive, bateu recorde de doações este ano, arrecadando mais de R$ 22 milhões.

Segundo ela, as novelas são vistas pela emissora como uma ponte importante no trabalho de conscientização da população em diversos temas. Esse trabalho é feito com a inserção de mensagens dentro dos diálogos nas cenas e até mesmo dos temas, como o câncer e a importância do cadastro de doadores de medula óssea no País. As ONGs também têm espaço na grade da emissora, que disponibiliza espaços gratuitos para a inserção de vídeos de campanhas dessas organizações.

Com a ótima participação dos estudantes da ESPM, o primeiro Momento Social foi um sucesso e mostrou que essa geração está muito interessada na área de Responsabilidade Social. Confira o álbum de fotos, produzidos pela equipe Audiovisual da ESPM Rio. 

  • Compartilhe:

Quem Escreve?

imagem de Rodrigo Miguez

Rodrigo Miguez

é jornalista, trabalhou em empresas como Folha Dirigida, Associação Pró-Vita, Contax, e na revista do segmento de óleo e gás TN Petróleo, onde atuou como repórter por quatro anos. Atualmente é assessor de imprensa da ESPM-RJ.

Relacionados